• Imobiliária Ativa

Características dos Imóveis de Médio Padrão



Os imóveis novos de padrão mediano buscam atender a um público mais exigente e com novas necessidades.


Os imóveis de médio padrão e de alto padrão estão ajudando a manter o mercado imobiliário aquecido. Apesar das diversas crises na saúde em âmbito global, essa fase fez muitas famílias repensarem o seu modo de viver, buscando um novo lugar para morar.


Quem tem essa possibilidade atualmente são as famílias de classe média e alta, com novas necessidades na rotina. O trabalho, a escola e o lazer se concentraram dentro dos lares. Ter um lar confortável e funcional se tornou mais importante.


A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) fez um levantamento com informações de 18 empresas associadas. A pesquisa mostrou que foram lançados 28.470 imóveis no trimestre móvel de fevereiro, março e abril de 2021.

Entenda agora as características e vantagens de investir em imóveis de médio padrão.


Características e vantagens dos imóveis de médio padrão


Uma das características dos imóveis de médio padrão é a metragem, na média de 60m2 a 80m2. Essa característica determina algumas das vantagens desse tipo de investimento.

A classificação de um imóvel de médio padrão também leva em conta a quantidade de dormitórios, se tem suíte e quantos lavabos.


Hoje em dia as plantas de médio padrão costumam ter ambientes sociais integrados, cozinha, lavanderia, sacada com churrasqueira, quartos e banheiros.


Essas características, junto com fatores como, por exemplo, acabamentos, áreas sociais e localização, são responsáveis pelo preço mais acessível do médio padrão com relação ao alto padrão.


Economia gerada pela metragem do imóvel


Como mencionado antes, os imóveis de médio padrão têm uma área privativa de 60m2 a 80m2, em média. Numa planta desse tamanho cabem sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço, varanda, dormitório, banheiro e suíte.


Para uma família de três ou quatro pessoas, por exemplo, um imóvel de médio padrão tem um tamanho bem satisfatório, e traz mais economia. E ainda, o consumo de água e energia é mais baixo, e o valor do condomínio e do IPTU também.


Sem falar que, para mobiliar um apartamento médio padrão, que exige menos móveis do que um alto padrão, o custo será menor.


Mais facilidade para pegar um financiamento


Se você pretende investir em um móvel médio padrão por meio de financiamento, aqui está mais uma boa vantagem.


Para as pessoas de classe média que desejam comprar imóveis de médio padrão, as taxas dos financiamentos são mais competitivas. Ou seja, é menos arriscado financiar um imóvel de médio padrão para uma pessoa com esse perfil.


Então, pesquise bastante nos bancos e cooperativas, estude as possibilidades.


Manutenção mais baixa


Da mesma forma que a mobília sai mais barata, a manutenção de um apartamento ou casa de tamanho médio é mais baixa com relação a um alto padrão.


Aliás, se for um imóvel novo, você tem ainda mais vantagens, pois costuma demorar para surgirem os primeiros reparos.


Se você ler com atenção o manual do proprietário, que vem junto na entrega das chaves, verá todas as orientações de como cuidar do seu imóvel. Mantendo as manutenções preventivas em dia, dificilmente terá gastos com reparos nos próximos anos.


Imóveis de médio padrão são mais fáceis de vender e alugar


Muitas vezes, uma família que está subindo da classe C para a classe B consegue comprar ou alugar um imóvel de médio padrão. Mas, não consegue investir em um alto padrão.


Então, existe um público maior e mais acessível para negociar a venda e aluguel de imóveis médio padrão. Essa é uma boa linha para quem está pensando em imóveis como forma de investimento.


Boa localização


Existem diversos tipos de plantas para imóveis de médio padrão. Algumas são mais simples e, para compensar, a localização é boa, em uma região com acessos fáceis e serviços.

A boa localização é uma vantagem para vender e alugar o imóvel com mais facilidade. Também é vantajosa pela facilidade em encontrar bons serviços para reparos e melhorias no imóvel. Ou seja, economia para o seu bolso.


Plantas inteligentes que otimizam o espaço


Não precisa ter um apartamento ou casa luxuosa para ter acesso a plantas inteligentes e soluções tecnológicas. O público dos imóveis de médio padrão está mais exigente, e muitos desses imóveis satisfazem as necessidades. As plantas inteligentes são desenhadas para que todos os ambientes do imóvel sejam aproveitados ao máximo. Ou seja, garantindo mais praticidade e funcionalidade na rotina.


A dica, mais uma vez, é ter paciência e persistência na hora da pesquisa até encontrar o imóvel que atenda suas necessidades e, se possível, seus caprichos também. Leve em conta todos os tópicos que listamos aqui, e anote o que não pode faltar, do seu ponto de vista.


Para que esse processo seja mais eficiente e organizado, saiba que pode contar com um profissional especializado no assunto. Aqui na Imobiliária Ativa! Nossa equipe de corretores tem um portfólio de imóveis de médio padrão esperando por você.


Imobiliária Ativa, sinta-se em casa! 💙

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo