• Imobiliária Ativa

Conhecendo Toledo!

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Toledo é um município brasileiro localizado na região oeste paranaense. Com seu solo fértil e plano, tornou-se um dos maiores produtores de grãos do estado. Concentra empresas do ramo agropecuário, razão pela qual é considerado a Capital do Agronegócio do Paraná



Segundo registros precisos, foi em 27 de março de 1946 que as primeiras famílias de colonizadores chegaram em Toledo e instalaram acampamentos. A identificação oficial de "Toledo" deu-se posteriormente, numa opção entre Toledo, Cristo Rei e Brasiléia.

Registros de 1905 e 1906 atribuem vínculo ao nome de "Pouso Toledo", recanto de descanso de tropeiros ao longo de uma picada utilizada para transporte de produtos, especialmente da erva-mate, comercializados por estrangeiros que possuíam glebas na região oeste do Estado do Paraná, onde o Município está inserido.

A história registrou como primeiras famílias de colonizadores as de Ruaro e Dalcanale, as quais se incumbiram de arregimentar outras famílias gaúchas para incrementar a colonização de Toledo, que se tornou município, sem antes ser distrito, desmembrando-se do de Foz do Iguaçu pela Lei Estadual n° 790, de 14/11/1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e instalado oficialmente em 14/12/1952, após proclamado resultado do pleito eleitoral de 09/11/1952.

Em 09/06/1954 foi instalada a Comarca de Toledo e, em 20/06/1959, foi criada a Diocese de Toledo. O município tem área de 1.205.501 km² e população de 120 mil habitantes, distribuídos entre sua sede e seus oito distritos. Sua economia é baseada na agropecuária e na pequena e média indústria.


O Clima de Toledo


O clima de Toledo é temperado, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e com verões quentes. Segundo a classificação de Köppen-Geiger, onde observam-se a temperatura média do mês mais quente superior 22 °C, a temperatura média do mês mais frio inferior a 18 °C e a ausência de uma estação seca definida. O mês mais quente é janeiro, com uma temperatura média de 24,4 °C e o mais frio é junho, com uma temperatura média de 15,7 °C, no entanto a amplitude térmica provocada pela presença de massas de ar polares ou continentais é capaz de gerar ao longo dos anos registros de valores mais extremos.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) entre os anos de 1961 e 1990, a maior temperatura registrada no município foi de 38 °C em novembro de 1985 enquanto que a menor atingiu -2,7 °C em agosto de 1978.


A ocorrência de geadas é observada de um modo geral entre os meses de maio a agosto, quando as temperaturas se aproximam ou ficam abaixo dos 0 °C. Registros de neve e chuva congelada são raros, destacando-se a última ocorrência de neve no município no dia 23 de julho de 2013.


A distribuição de precipitações ao longo do ano é relativamente uniforme, com um total anual acumulado de 1792 mm. O mês com maior média pluviométrica é outubro com 207 mm, e o de menor média pluviométrica é agosto com 92 mm.


Educação em Toledo


Dados coletados na Secretaria Municipal da Educação em Junho de 2016:

27 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil)

36 escolas municipais de Educação Infantil: Ensino Pré-escolar e Fundamental Séries Iniciais (1º ao 5º ano), sendo:


Dados de 2015 coletados no site IBGE:

8 Escolas de Ensino Pré Escolar Escola Privada

26 Escolas de Ensino Fundamental - Escola Pública Estadual

4 Escolas de Ensino Fundamental – Privada

17 Escolas - Ensino Médio - Escola Pública Estadual

5 Escolas – Ensino Médio – Escola Privada



Toledo é considerado polo universitário com oito centros de ensino superior, sendo a cidade com mais universidades públicas do interior do Paraná. Ao todo são oferecidos mais de 100 cursos de nível superior para aproximadamente 10 mil universitários.


As universidades presentes em Toledo são:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG)

Universidade Paranaense (UNIPAR)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro Universitário Internacional (UNINTER)


Empresas em Toledo


1º lugar em Parque Industrial do Oeste do Paraná

731 Indústrias

9.141 Estabelecimentos Comerciais

11.510 Empresas Cadastradas na Prefeitura



Principais indústrias:

BRF, o maior frigorífico do estado e da América Latina;

Fiasul, indústria têxtil que atende o mercado nacional e países da Europa e América do Sul;

Prati-Donaduzzi, uma das maiores indústrias no setor de medicamentos genéricos do Brasil.




19 visualizações0 comentário